Currículo 6° ano

Olá senhores pais ou responsáveis.

Este será o currículo da disciplina de Ciências que vamos trabalhar em 2014:

1° BIMESTRE:
TERRA E UNIVERSO
CONHECIMENTOS
HABILIDADES
1. Etapas do método científico.
Hipótese, Teoria, Modelo e Lei.
Introduzir
1 Conhecer as etapas do método científico.
2. Origem do Universo.


Introduzir e Desenvolver
2.1 Conhecer a teoria do Big Bang.
2.2 Conhecer hipóteses culturais e religiosas sobre a origem do Universo.
3. O Universo.
Galáxias, Estrelas, Constelações, Sistema Solar, Sol, Planetas (ênfase na Terra), Satélites (ênfase na Lua), Eclipses, Cometas, Meteoróides, Meteoros, Meteoritos.
Desenvolver e Consolidar
3.1 Saber localizar-se no Universo.
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
3.2 Conceituar os diferentes tipos de astros.
3.3 Caracterizar os movimentos dos astros.
3.4 Diferenciar as teorias geocêntrica e heliocêntrica.
4. Conquista do espaço.
Tecnologia, Equipamentos,
Satélites, Astronáutica, Instrumentos e Lixo Espacial.
Desenvolver e Consolidar
4.1 Identificar os diversos instrumentos tecnológicos - telescópios, satélites artificiais, GPS, foguetes, ônibus espacial. 
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
4.2 Entender a importância, as aplicações e as consequências das conquistas espaciais (comunicação de longa distância, teflon, fralda descartável e lixo espacial).


1° BIMESTRE
ECOLOGIA / AMBIENTE
CONHECIMENTOS
HABILIDADES
1 Seres vivos e Ambiente.
Ser Vivo, Matéria Bruta, Ambiente, Biodiversidade, Preservação, Conservação e Equilíbrio Ecológico.
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
1.1 Diferenciar ser vivo de matéria bruta.
Desenvolver
1.2 Perceber-se como parte do processo de interações e transformações.
1.3 Valorizar a vida em sua diversidade através da preservação, conservação e equilíbrio do ambiente.
2 Conceitos básicos da Ecologia.
Espécie, População, Comunidade, Ecossistema (Fatores Bióticos e Abióticos), Hábitat, Nicho Ecológico, Biosfera, Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera.
Introduzir e Desenvolver
2.1 Diferenciar os conceitos relacionados à ecologia.
2.2 Compreender a importância da hidrosfera, atmosfera e litosfera para manutenção da vida no planeta.
3 Transferência de matéria e energia.
Níveis Tróficos (Produtores, Consumidores, Decompositores), Fotossíntese, Cadeia e Teia Alimentar.

Introduzir e Desenvolver
3.1 Identificar o papel e a importância de cada ser vivo na cadeia alimentar.
3.2 Relacionar cadeia com teia alimentar.
3.3 Conhecer o processo de fotossíntese.


2° BIMESTRE
ÁGUA / HIDROSFERA
1 Distribuição no Planeta e nos seres vivos.

Desenvolver e Consolidar
1. Compreender a distribuição da água no planeta e nos seres vivos.
2 Importância.

Desenvolver e Consolidar
2.1 Reconhecer a importância da água para os seres vivos e para o ambiente.
2.2 Identificar as utilidades da água.
2.3 Usar conscientemente a água.
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
2.4 Conhecer formas de reuso da água.
3. Composição química.
 Átomo, Molécula, H2O.
Introduzir e Desenvolver
3 Compreender a composição química da água.
4 Tipos.
Salgada, Salobra, Doce (Potável, Destilada, Mineral, Termal), Contaminada e Poluída.
Desenvolver
4. Identificar os tipos de água e sua importância.
5 Mudanças do estado físico.
5.1 Sólido, Líquido, Gasoso (Vapor).
5.2 Fusão, Solidificação, Vaporização (Evaporação, Ebulição e Calefação), Condensação e Sublimação.
5.3 Fatores de Mudança (Temperatura e Pressão).
Desenvolver e Consolidar
5.1 Identificar os estados físicos da água.
Introduzir e Desenvolver
5.2 Identificar os processos de mudança do estado físico da água.
5.3 Relacionar a temperatura e a pressão às mudanças no estado físico da água.
6 Ciclo.
Ciclo da Água, Precipitação, Infiltração, Absorção, Lençol Freático.
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
6.1 Compreender a importância do ciclo da água.
Introduzir e Desenvolver
6.2 Identificar as mudanças de estado físico que ocorrem no ciclo da água.
6.3 Identificar os diferentes processos de precipitação.
6.4 Compreender a participação dos seres vivos no ciclo da água.
6.5 Compreender o processo de formação dos lençóis freáticos.
7 Características físicas.
Inodora, Incolor, Insípida.
Desenvolver e Consolidar
7. Identificar as características físicas da água.
8 Propriedades.
Solvente Universal, Tensão Superficial, Vasos Comunicantes, Pressão (Princípio de Pascal) e Empuxo (Princípio de Arquimedes).
Introduzir e Desenvolver
8.1 Identificar as propriedades da água.
8.2 Compreender a aplicação das propriedades da água.
9 Saneamento Básico. 
9.1 Captação e Tratamentos da Água.
Fervura, Estação de Tratamento De Água - ETA (Decantação, Floculação, Filtração, Cloração, Fluoretação) e Destilação.
9.2 Coleta e Tratamento do Esgoto.
Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, Fossa Séptica, Fossa Seca.
9.3 Coleta e Tratamento do Lixo.
 Aterro Sanitário, Incineração, Reciclagem e Reutilização. 
Desenvolver e Consolidar
9. Compreender o conceito de saneamento básico e relacioná-lo à saúde.
Introduzir, Desenvolver e Consolidar
9.1 Compreender os diferentes processos de tratamento da água e sua importância.
Desenvolver e Consolidar
9.2 Compreender os diferentes processos de tratamento do esgoto e sua importância.
9.3.1 Identificar as formas de descarte e destinação corretas do lixo e sua importância.
9.3.2 Compreender a importância do consumo consciente.
10 Doenças.

Desenvolver
10 Conhecer algumas doenças veiculadas pela água.


3° BIMESTRE (incluindo itens 7, 8, 9 e 10 da tabela anterior)
AR / ATMOSFERA
1 Composição.
1.1 Gás Nitrogênio, Gás Oxigênio, Gás Carbônico, Gás Hidrogênio, Gases Nobres.
1.2 Combustão, Combustível, Comburente.
Introduzir e Desenvolver
1.1 Identificar os componentes do ar.
1.2 Compreender o fenômeno da combustão.

2 Camadas.
Troposfera, Estratosfera, Termosfera e Exosfera.
Introduzir e Desenvolver
2. Conhecer as camadas da atmosfera e suas características.
3 Propriedades.
Peso, Elasticidade, Compressibilidade, Expansibilidade e Pressão.
Introduzir e Desenvolver
3.1 Identificar as propriedades do ar.
3.2 Compreender a aplicação das propriedades do ar.
4 Clima
 Clima, Tempo, Vento, Nuvens, Massas de Ar, Temperatura e Umidade.
Introduzir
4. Conhecer os fatores que determinam o clima.
5 Instrumentos Meteorológicos.
Termômetro, Higrômetro, Pluviômetro, Barômetro, Barográfo, Anemômetro, Biruta e Satélite.
Introduzir e Desenvolver
5.1 Reconhecer os instrumentos utilizados nas estações meteorológicas.
Desenvolver e Consolidar
5.2 Reconhecer a importância da previsão do tempo.
6. Doenças.

Desenvolver
6. Conhecer algumas doenças veiculadas pelo ar.


 4° BIMESTRE (incluindo os itens 5 e 6 da tabela anterior)
SOLO / LITOSFERA
1 Formação da Terra.
1.1 Crosta Terrestre, Manto e Núcleo.
1.2 Solo, Subsolo e Rocha Matriz.
Introduzir e Desenvolver
1.1 Identificar as camadas que constituem o Planeta Terra.
1.2 Identificar as camadas do solo, suas características e sua importância.
2 Composição.
Areia, Argila, Calcário e Húmus.
Desenvolver
2. Identificar os componentes do solo.
3 Tipos.
3.1 Arenoso, Argiloso, Humífero e Misto.
3.2 Fértil.

Desenvolver
3.1 Diferenciar os tipos de solo.
Desenvolver e Consolidar
3.2 Compreender o que é solo fértil e sua importância na agricultura.
4 Fatores Prejudiciais.
4.1 Erosão: Pluvial, Fluvial, Eólica, Glacial e de Manejamento (Desmatamento e Queimada).
4.2 Prevenção e Combate à Erosão: Cortinas de Cimento, Curvas de Nível, Terraços e Reflorestamento.
Introduzir e Desenvolver
4.1.1 Diferenciar os tipos de erosão.
Desenvolver
4.1.2 Perceber o homem como agente causador de erosão.
Introduzir e Desenvolver
4.2 Conhecer as técnicas de prevenção e combate à erosão.
5 Práticas Agrícolas.
5.1 Aração, Adubação, Irrigação, Drenagem, Calagem e Rotação de Culturas. 
5.2 Defensivos Agrícolas.

Desenvolver
5.1 Conhecer as práticas agrícolas.
Desenvolver e Consolidar
5.2 Perceber que o uso inadequado dos defensivos agrícolas gera problemas para o homem e para o ambiente.
6. Doenças.

Desenvolver
6. Conhecer algumas doenças veiculadas pelo solo.


Quaisquer dúvidas entrem em contato conosco por email, ou na própria escola às quartas-feiras, das 18h30 às 19 horas.

Este currículo de Ciências para o 6° ano/5ª série foi desenvolvido pelos professores de Ciências das escolas da Rede Municipal de Paulínia com apoio do DEPE (Departamento Pedagógico) da Prefeitura Municipal de Paulínia.

0 comentários:

Postar um comentário